o Que é manutenção PREDITIVA?
- arvibracao
- 19 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de jul. de 2020
Manutenção Preditiva surgiu na década de 70 como um conceito evoluído da manutenção preventiva sistemática em que, em vez das ações de manutenção em intervalos de tempo definidos para a troca de componentes, teremos ações de inspeção em intervalos de tempo definidos.
É um aperfeiçoamento da manutenção preventiva, baseado no real conhecimento das condições da máquina, equipamento ou componente.
A manutenção preditiva nasceu de uma constatação: muitos componentes ainda em bom estado são trocados nas intervenções de preventiva.
Devido a isso, buscou-se modos de rever o momento da falha para intervir pouco antes da ocorrência.
Seu objetivo é prevenir falhas nos equipamentos ou sistemas através de acompanhamento de parâmetros diversos, permitindo a operação contínua do equipamento pelo maior tempo possível. Ou seja, a manutenção preditiva privilegia a disponibilidade à medida que não promove a intervenção nos equipamentos ou sistemas, pois as medições e verificações são efetuadas com o equipamento produzindo.
Manutenção preditiva é a que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam os seus desgastes ou processo de degradação. Trata-se da manutenção que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado.
Vantagens da manutenção preditiva:
Envolvimento de alta tecnologia e conhecimento;
Aumento da disponibilidade e confiabilidade do equipamento para operação;
Redução do número de paradas e consequentes perdas de produção;
Ações tomadas com equipamentos em operação;
Redução dos custos pelo acompanhamento constante das condições dos equipamentos;
Ausência de intervenções desnecessárias
Desvantagens da manutenção preditiva:
Alto custo envolvido na compra de equipamentos e treinamentos;
Erro na escolha da técnica para equipamentos que não são críticos.

Commentaires